Voltar para o topo

Notícias

10/10/13 17:09

Brasileiro Vinícius Erchov recebe certificado na Kodokan

No berço do judô, o 4º Dan se tornou a única pessoas das Américas e receber tal honraria

Vinícius Erchov se tornou o primeiro brasileiro a receber o certificado de eficiência na técnica Nage-no-kata, após apresenta-la em frente a mais de 250 praticantes de judô de várias partes do mundo. O feito foi conseguido após o 4º Dan completar um curso da Kata no Instituto Kodokan, em Tóquio, o berço do judô. Apenas duas outras pessoas no mundo - um sul-coreano e uma inglesa - conquistaram este certificado.

 “Vou continuar ensinando judô, aprendendo com os professores mais graduados e tentar ir passando aos poucos o que consegui assimilar dos professores da Kodokan. Nunca podemos parar de estudar e devemos estar sempre preparados para poder agarrar as oportunidades que nos aparecem”, dsse o sensei Vinícius.

Em sua apresentação na Kodokan, Vinícius não pôde contar com seu uke a dezoito anos, Roberto Albanese, por questões profissionais. Luiz Alberto Santos, que junto ao sensei Rioti Uchida conquistou o Campeonato Mundial de Kata em três oportunidades, se prontificou a assumir a vaga de uke e tori para o sensei Vinícius.

“O professor Luís foi de extrema importância nesta conquista, pois treinei com ele durante toda a preparação. No último dia do curso, dia das apresentações, escolhi fazer o Nague no Kata, por entender ser o ‘carro-chefe’ dos katas de judô. Na Kodokan, somos avaliados individualmente como tori e uke. E o professor Luís, mesmo com lesões no corpo, se prontificou a fazer comigo o kata que eu escolhesse. E assim fizemos”, contou Erchov. “Depois de todas as apresentações feitas, conversava com os outros seis brasileiros que lá estavam até que um professor da Kodokan pergunta quem era o \"Eruchobu\" (maneira como os japoneses pronunciam o sobrenome Erchov), e disse que eu seria chamado lá na frente de todos os quase 300 participantes e receberia das mãos do próprio Sensei Matsushita o certificado de eficiência, que até hoje foi dado somente a mais duas pessoas, um coreano e uma inglesa de origem japonesa, e seria o representante do Brasil como o maior destaque”, prosseguiu.

A emoção de Vinícius, também tricampeão mundial de kata ao lado de Roberto Albanese -, em receber o certificado das mãos e na companhia de alguns dos mais importantes nomes do judô brasileiro e internacional, foi, segundo ele, superior a qualquer outra presenciada no esporte.

“Confesso que a emoção foi algo que nunca havia sentido na vida. Nem subir ao pódio como campeão do mundo fora do país e ouvir o hino nacional se compara ao que senti. Tendo a chance de representar o Brasil lá na Kodokan, fazendo curso ao lado dos Professores Luís Alberto e Uchida, e eu ter sido o grande destaque do mesmo, foi algo único. Ouvir, mais de uma vez, o parabéns do Sensei Matsushita, Abe e Daigo (que ouço história desde criancinha) é algo que nunca vou esquecer. Chorei com vontade. Lembrei de onde estava e tudo que aquilo representa para nós, judocas”, completou. 






Visualizar mais fotos


Veja Também
23/06/18 20:00 Ellen Santana derrota cubana na final e Brasil fecha Copa Pan-Americana de Lima com cinco medalhas 22/06/18 16:18 Ligeiros garantem dobradinha brasileira com ouro de Renan Torres e bronze de Felipe Kitadai na Copa Pan-Americana de Lima 22/06/18 11:54 Resultado do processo seletivo para o Intercâmbio Brasil-Japão 2018 21/06/18 17:51 Giro pelos Estados - Agenda do Judô no Brasil 19/06/18 17:38 Judocas da seleção ministram clínica para militares do Exército na Academia Militar das Agulhas Negras 19/06/18 16:24 FPAJU fará primeira visita técnica no interior do estado 19/06/18 15:18 Federação Internacional define "Amizade" como o tema do Dia Mundial do Judô 2018 18/06/18 15:48 Atletas e técnicos da seleção brasileira de judô se posicionam contra a Medida Provisória nº 841 15/06/18 17:19 São Paulo sedia a segunda edição do Judô Open Aspirante 15/06/18 11:56 Transferências, Credenciamento de Técnicos e Cadastro de Árbitros: fique atento aos prazos
PATROCINADORES
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio Governamental
Lei de incentivo ao esporte Ministério do esporte
Apoio
Travel Ace Assistance
Receba novidades da CBJ
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB