Voltar para o topo

Notícias

10/10/13 17:09

Brasileiro Vinícius Erchov recebe certificado na Kodokan

No berço do judô, o 4º Dan se tornou a única pessoas das Américas e receber tal honraria

Vinícius Erchov se tornou o primeiro brasileiro a receber o certificado de eficiência na técnica Nage-no-kata, após apresenta-la em frente a mais de 250 praticantes de judô de várias partes do mundo. O feito foi conseguido após o 4º Dan completar um curso da Kata no Instituto Kodokan, em Tóquio, o berço do judô. Apenas duas outras pessoas no mundo - um sul-coreano e uma inglesa - conquistaram este certificado.

 “Vou continuar ensinando judô, aprendendo com os professores mais graduados e tentar ir passando aos poucos o que consegui assimilar dos professores da Kodokan. Nunca podemos parar de estudar e devemos estar sempre preparados para poder agarrar as oportunidades que nos aparecem”, dsse o sensei Vinícius.

Em sua apresentação na Kodokan, Vinícius não pôde contar com seu uke a dezoito anos, Roberto Albanese, por questões profissionais. Luiz Alberto Santos, que junto ao sensei Rioti Uchida conquistou o Campeonato Mundial de Kata em três oportunidades, se prontificou a assumir a vaga de uke e tori para o sensei Vinícius.

“O professor Luís foi de extrema importância nesta conquista, pois treinei com ele durante toda a preparação. No último dia do curso, dia das apresentações, escolhi fazer o Nague no Kata, por entender ser o ‘carro-chefe’ dos katas de judô. Na Kodokan, somos avaliados individualmente como tori e uke. E o professor Luís, mesmo com lesões no corpo, se prontificou a fazer comigo o kata que eu escolhesse. E assim fizemos”, contou Erchov. “Depois de todas as apresentações feitas, conversava com os outros seis brasileiros que lá estavam até que um professor da Kodokan pergunta quem era o \"Eruchobu\" (maneira como os japoneses pronunciam o sobrenome Erchov), e disse que eu seria chamado lá na frente de todos os quase 300 participantes e receberia das mãos do próprio Sensei Matsushita o certificado de eficiência, que até hoje foi dado somente a mais duas pessoas, um coreano e uma inglesa de origem japonesa, e seria o representante do Brasil como o maior destaque”, prosseguiu.

A emoção de Vinícius, também tricampeão mundial de kata ao lado de Roberto Albanese -, em receber o certificado das mãos e na companhia de alguns dos mais importantes nomes do judô brasileiro e internacional, foi, segundo ele, superior a qualquer outra presenciada no esporte.

“Confesso que a emoção foi algo que nunca havia sentido na vida. Nem subir ao pódio como campeão do mundo fora do país e ouvir o hino nacional se compara ao que senti. Tendo a chance de representar o Brasil lá na Kodokan, fazendo curso ao lado dos Professores Luís Alberto e Uchida, e eu ter sido o grande destaque do mesmo, foi algo único. Ouvir, mais de uma vez, o parabéns do Sensei Matsushita, Abe e Daigo (que ouço história desde criancinha) é algo que nunca vou esquecer. Chorei com vontade. Lembrei de onde estava e tudo que aquilo representa para nós, judocas”, completou. 






Visualizar mais fotos


Veja Também
23/06/17 11:28 Seleção é convocada para confronto contra Portugal pelo Super Desafio BRA de Judô 22/06/17 16:51 Seleção é convocada para o Campeonato Pan-Americano da Base 22/06/17 14:47 Nota de falecimento - Nayf dos Santos Ammar 21/06/17 11:55 Projeto Lotação Esgotada leva judô às escolas públicas de Contagem (MG) na semana do Super Desafio BRA 20/06/17 15:03 David Moura assume a liderança do Ranking Mundial 20/06/17 10:56 Alunos do Avança Judô de Guarapari (ES) realizam exame de troca de faixa 19/06/17 15:36 Os bastidores da viagem da seleção brasileira ao Japão 18/06/17 20:46 Mayra Aguiar retorna às competições com ouro em Cancún, e Brasil fecha Grand Prix com oito medalhas 17/06/17 18:39 Brasileiros faturam mais dois ouros e um bronze no Grand Prix de Cancún 16/06/17 19:18 Gabriela Chibana é campeã e Brasil fecha primeiro dia de Grand Prix de Cancún com três medalhas
PATROCINADOR MASTER
PATROCINADORES OFICIAIS
PARCEIRO OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio Governamental
Lei de incentivo ao esporte Ministério do esporte
Apoio
Travel Ace Assistance
Receba novidades da CBJ
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB