Voltar para o topo

Notícias

21/01/17 17:31

Equipes médica e de fisioterapia realizam testes com atletas do Sub 21

Judocas que participaram do Meeting e permaneceram para o treinamento de campo foram avaliados. Objetivo é criação de banco de dados e parâmetros para controle e prevenção de lesões

Um dia após disputarem o Meeting Sub 21, o sábado, 21 de janeiro, foi de mais testes para os jovens talentos do judô brasileiro que permanecerem em Pindamonhangaba para o Treinamento de Campo. Algo semelhante com o que foi feito com os judocas do Sub 18. Os médicos e fisioterapeutas da Confederação Brasileira de Judô realizaram uma série de avaliações nos atletas com o objetivo de criar parâmetros para controle e prevenção de lesões ao longo da temporada esportiva.

Os atletas realizaram testes como SEBT- MODIFICADO, que avalia déficits de autopercepção nos membros inferiores e o equilíbrio postural de forma dinâmica; e o CKCUEST, testes realizado para avaliar a performance de movimentos do ombro de cada atleta. Além disso, foi realizada uma avaliação do tempo de reação cognitiva e tempo de reação motor de cada atleta, com o Vienna Test System, equipamento computadorizado que foi disponibilizado pelo Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG (LAPES-UFMG).

“Com os resultados destes testes todos os atletas serão acompanhados e melhor trabalhados por meio de estratégias preventivas, associadas com o trabalho conjunto da preparação física e os treinamentos técnicos e táticos, sempre com o objetivo de diminuir a incidência de lesões e conseguir melhorar a performance do judoca”, disse Gustavo Braga, fisioterapeuta das equipes de base.

Outra ferramenta que está sendo utilizada pela equipe de fisioterapia é a avaliação por meio de câmera fotográfica térmica.

“Esse tipo de avaliação tem o intuído de auxiliar no diagnostico e avaliações de lesões dos atletas, contribuindo na intervenção precoce e na elaboração de estratégias de reabilitação e prevenção”, completou Braga. Além dele, participaram das avaliações os fisioterapeutas Thiago Vinicius Ferreira, Christian Almeida, Rafael Russo, Gabriel Mendes e Caio Baena e o psicólogo André Lima.

Já os médicos Mateus Saito, Guilherme Garofo e Caio Senise, além da terapeuta ocupacional Daiane Dalla Pria, conduziram testes ortopédicos e de força de preensão manual e de pegada (ulnar). O objetivo foi criar um banco de dados para acompanhar a evolução dos atletas ao longo de suas carreiras.

“No judô, é fundamental termos detalhes sobre a pegada. Os testes vão dar um parâmetro para esses atletas e, assim, eles saberem em que precisam trabalhar e evoluir. E também se eles vieram a se machucar, esses testes vão ajudar a definir o grau de recuperação”, disse Saito, médico especialista em mãos.

Todos os atletas receberam um relatório completo com os resultados dos testes realizados pelos fisioterapeutas, e assim poderão compartilhar com os clubes. Propiciando uma maior integração entre Seleção Brasileira de judô e clubes.






Visualizar mais fotos


Veja Também
12/12/18 11:36 Primeiro dia de Seletiva Olímpica define classificados para a seleção masculina de judô 11/12/18 20:53 Seletiva Olímpica começa nesta quarta valendo 16 vagas na seleção principal de judô para 2019 10/12/18 11:09 Centro Pan-Americano de Judô recebe última Seletiva Olímpica do ciclo Tóquio 2020 nos próximos dias 12 e 13 05/12/18 17:03 Após preparação no Japão, judô brasileiro disputa o World Masters em busca dos últimos pontos de 2018 04/12/18 11:40 Federação de Judô do Mato Grosso do Sul fecha parceria com o TRT e Governo Estadual para melhorias em projetos sociais de escolas públicas de Campo Grande 03/12/18 12:04 Em reunião em Curitiba, Conselho de Graduação define últimas promoções de graus de 2018 02/12/18 13:05 Confira o resultado final do Campeonato Brasileiro Interclubes - Seletiva Nacional Sub-21 de Judô 01/12/18 09:43 Primeiro dia de Seletiva Sub-21 tem campeões de sete clubes diferentes nas oito categorias masculinas 29/11/18 13:41 CBJ e COB promovem ações estratégicas com técnicos e atletas durante os Jogos Escolares da Juventude 28/11/18 16:41 Seletiva Sub-21 acontece neste final de semana e inicia processo de formação da seleção Júnior do Brasil
PATROCINADORES
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio Governamental
Lei de incentivo ao esporte Ministério do esporte
Apoio
Travel Ace Assistance
Receba novidades da CBJ
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB