Voltar para o topo

Notícias

07/10/17 08:47

Primeiro dia de Troféu Brasil tem campeãs olímpicas no pódio e lutas de alto nível técnico na Arena Minas Tênis

Sarah Menezes foi campeã no 48kg e Rafaela Silva levou o bronze após desistir de combate na semifinal contra colega de time

O primeiro dia de disputas do Troféu Brasil Interclubes de Judô 2017 levou ao tatame da Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, o judocas dos pesos Super Ligeiro, Ligeiro, Meio Leve e Leve numa longa jornada de grandes combates que começaram às 9h e terminaram por volta das 19h. Essa edição do evento reúne 449 atletas, entre eles jovens da nova geração e atletas consagrados, com as campeãs olímpicas Sarah Menezes e Rafaela Silva, que foram ao pódio neste sábado, 07.

Programação - Troféu Brasil 2017

Chaves - Troféu Brasil 2017

Fotos - Flickr CBJ


Ao todo, seis medalhistas olímpicos estão inscritos na competição: Ketleyn Quadros (63kg/Minas Tênis Clube), Sarah Menezes (48kg/AJEF), Rafaela Silva (57kg/Instituto Reação), Mayra Aguiar (78kg/Sogipa), Leandro Guilheiro (81kg/Pinheiros) e Rafael Silva "Baby" (+100kg/Pinheiros). 

Buscando um retorno ao peso Ligeiro (48kg), Sarah fez o dever de casa e venceu todas as suas quatro lutas preliminares por ippon. Na final, emplacou quatro waza-aris contra a pinheirense Gabriela Chibana e levou o título do Troféu Brasil, competição que não disputava desde 2005. 

"Tive uma excelente competição. Fiquei até surpreendida comigo mesma, porque vim de uma descida do 52kg para o 48kg, fiz uma dieta correta. Cheguei bem, me senti bem, leve e rápida na competição", avaliou a campeã olímpica de Londres 2012. "Fiz lutas duras com meninas novas e a minha final foi muito positiva para mim, porque consegui lutar, variei golpes, lutei contra uma atleta forte, a Gabriela Chibana, que também é da seleção e estamos disputando vaga. Agora, pretendo lutar o Brasileiro Sênior em novembro e aguardar os resultados dos exames que fiz com a CBJ para poder retornar ao 48kg." 

Rafaela, por outro lado, protagonizou um momento de "solidariedade" a sua colega de time, Tamires Crude (57kg), quando desistiu do combate para que Crude tivesse a oportunidade de fazer a final do peso Leve contra Flavia Cruz, também do Reação. Na decisão, Tamires venceu Flavia por ippon e levou o bicampeonato do Troféu. Rafaela ficou com bronze depois que Manoela Costa (Sogipa) também desistiu do combate por causa de uma lesão no joelho. A novata Gabrielle Gonzaga (Sogipa), de 16 anos, completou o pódio com o bronze. 

"Eu sabia que as meninas do Reação estavam vindo forte então eu optei por dar essa oportunidade para elas decidirem ali no tatame quem ia seguir na competição e tentar marcar alguns pontinhos para sair da Seletiva. Eu estou fazendo a minha parte de ajudar elas a crescerem também. Eu fui apoio da Ketleyn Quadros, então sempre que tem uma atleta forte na categoria faz todo mundo crescer junto", explicou a campeã olímpica do Rio 2016.  

O período da manhã ainda teve o bicampeonato da meio-leve Milena Zaccani (Sogipa) em final emocionante contra a anfitriã Layana Colman (Minas), que havia passado na semifinal pela favorita Érika Miranda (Sogipa). Multimedalhista em Mundiais, Miranda ficou com o bronze ao lado de Eleudis Valentim (Pinheiros), campeã do Grand Prix de Zagreb no final de semana passado. 

"Eu me machuquei no final do ano passado, lutei a seletiva olímpica com o joelho rompido, operei, me recuperei e voltei agora para o Troféu com mais motivação. Vim bem focada. É uma competição que eu gosto de lutar", comemorou Milena após o pódio.  

Os donos da casa comemoraram na última categoria disputada pela manhã, quando Alex Pombo (Minas) imobilizou Lincoln Neves (São José dos Campos) até o ippon e conquistou o hexacampeonato do Troféu Brasil no peso Leve. 

"Eu me preparei muito bem para esse Troféu Brasil pois sabia que a qualidade estaria bem alta, que ia ser uma competição bem forte e todos os atletas da seleção brasileira estariam presentes. O diferencial foi o foco e competir em casa, não precisar viajar, dormir na minha cama. Conquistei o meu sexto título e estou bem feliz com o meu desempenho", avaliou Pombo. 

Segundo bloco de disputas definiu os campeões de mais quatro categorias à tarde

Na parte da tarde foram definidos os campeões dos pesos 44kg, 55kg, 60kg e 66kg. 

Medalhista de bronze no último Mundial Juvenil, a rondoniense Amanda Arraes (NAEC) derrotou Thays Marinho (Minas) na decisão. Com apenas 17 anos, Amanda levou seu primeiro título de Troféu Brasil e foi a campeã mais jovem do evento neste sábado. 

No Super Ligeiro masculino (55kg), o campeão foi o anfitrião Miquéias Valle, que superou Leonardo Santos. 

No ligeiro (60kg), Eric Takabatake e Phelipe Pelim fizeram dobradinha pinheirense com Pelim no lugar mais alto do pódio depois que Eric desistiu de lutar a final. 

Charles Chibana (66kg) foi implacável, vencendo cinco, de suas seis lutas por ippon para fechar o dia com chave de ouro para o Pinheiros, que lidera parcilamente o quadro de medalhas no geral e no masculino. O Instituo Reação lidera no feminino. 

O Troféu Brasil Interclubes de Judô continua neste domingo, quando serão disputadas as categorias Meio Médio, Médio, Meio Pesado e Pesado. 

Veja os resultados completos nos arquivos abaixo  


Foto: Mayara Ananias/CBJ






Arquivos Relacionados


- Resultado Final por Categoria
- Súmulas - 48kg, 52kg e 57kg
- Súmula - 73kg
- Súmulas - 44kg
- Súmulas - 55kg
- Súmula - 60kg
- Súmula - 66kg
- Quadro Geral de Medalhas




Visualizar mais fotos


Veja Também
22/10/17 21:09 Brasileiro é campeão mundial de judô para pessoas com deficiência intelectual 22/10/17 21:00 Brasil conquista quatro medalhas no Campeonato Sul-Americano Sênior de Santiago 22/10/17 11:13 Resultados finais do CBI: Torneio Nacional Sub 15 de judô 21/10/17 16:34 Beatriz Souza (+78kg) conquista bronze no Mundial Júnior 21/10/17 10:06 Primeiro dia de competições do CBI - Torneio Nacional Sub 15 define os campeões de oito categorias 20/10/17 18:54 Sorteio define as chaves do Campeonato Brasileiro Interclubes - Torneio Nacional Sub 15 20/10/17 17:47 Ellen Santana (70kg) fica em quinto lugar no terceiro dia de Mundial Júnior 19/10/17 10:50 Daniel Cargnin é campeão mundial júnior em Zagreb 18/10/17 11:38 Tiago Camilo integrará Comissão de Atletas da Federação Internacional de Judô 18/10/17 10:40 Brasil fecha primeiro dia de Mundial Júnior com quintos lugares de Laura Ferreira e Robson Penna
PATROCINADOR MASTER
PATROCINADORES OFICIAIS
PARCEIRO OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio Governamental
Lei de incentivo ao esporte Ministério do esporte
Apoio
Travel Ace Assistance
Receba novidades da CBJ
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB