Voltar para o topo

Notícias

09/10/17 20:49

Brasil vence Alemanha por 4 a 2 e é campeão do Super Desafio BRA de Judô em Belo Horizonte

Felipe Kitadai, Victor Penalber, Rafael Buzacarini e Ruan Isquierdo marcaram os pontos brasileiros no duelo desta segunda na Arena Minas Tênis


A seleção brasileira de judô levou mais uma vez o título do Super Desafio BRA de Judô no duelo contra Alemanha disputado nesta segunda-feira, 09, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG). O Brasil venceu quatro dos seis combates do dia para subir no lugar mais alto do pódio, resultado que deixou o técnico da seleção masculina, Fulvio Miyata, satisfeito com o desempenho de seus atletas. 

"Metade da equipe veio da disputa de ontem no Troféu Brasil. Acho que a raça, a atitude que eles tiveram aqui no desafio foi positivo. Foi muito válido, ainda mais saindo com a vitória em cima da Alemanha. Tudo de bom, campeonato perfeito e evento maravilhoso", avaliou o treinador brasileiro. 

Do outro lado, o técnico da Alemanha, Sérgio Oliveira, também brasileiro e ex-atleta da seleção, elogiou o evento e ressaltou, apesar da derrota, a experiência de competição para sua equipe de jovens atletas.

"Competição é competição. A gente estava aqui para ganhar. Não aconteceu, mas faz parte do processo. A equipe é jovem, mas tem seu nível de experiência. Os garotos que estavam aqui, com certeza, lutarão por uma vaga nos Jogos de Tóquio e Paris 2024", pontuou Oliveira. 

- Luta a luta

Felipe Kitadai (60kg) foi o primeiro a lutar e abriu um ponto de vantagem para o Brasil vencendo Lukas Klemm por dois waza-aris. Em seguida, Victor Penalber (81kg) conseguiu o ippon a um minuto do fim da luta contra Niklas Blochl, para fazer Brasil dois a zero. 

"É muito gostoso lutar aqui no Brasil, é divertido. Mas, é mais fácil lutar com a torcida contra", brinca Kitadai, que vem retornando aos poucos aos tatames neste ano após uma cirugia no ombro. "A evolução está acontecendo. Eu contei muito com a ajuda da CBJ, do COB e da Sogipa para estar retornando hoje e é um processo. Demora um pouco para chegar nos 100%, mas eu acho que estou num processo de evolução grande."

A Alemanha conseguiu reagir no terceiro combate, quando Sandro Makatsaria venceu Eduardo Bettoni (90kg) por um waza-ari.

O mais novo da equipe brasileira, André Humberto (100kg), de 20 anos, também não passou por Philip Galandi ao sofrer um waza-ari na quarta luta e a Alemanha empatou em dois a dois. 

O quinto combate foi o grande duelo da noite entre dois velhos conhecidos: Karl-Richard Frey e Rafael Buzacarini, que se enfrentaram no final de semana passado no Grand Prix de Zagreb, onde o brasileiro saiu derrotado. A revanche veio em casa, com um ippon de Buzacarini no segundo minuto do golde score para colocar o Brasil novamente à frente no placar. Três a dois. 

"Sabia que ia ser uma luta dura. Procurei no começo trocar mais pegadas, botar as duas mãos no quimono dele. Semana passada a gente lutou e acabei tomando o golpe por estar um pouco desatento. Hoje, procurar entrar bastante golpe e ficar atento até o fim da luta para vencer", explicou Buzacarini que viu nessa experiência uma oportunidade boa para se preparar para sua próxima competição internacional, o Grand Slam de Abu Dhabi. "Tanto o Troféu, o Desafio e os treinos que vamos fazer nessa semana serão muito bons para me preparar para Abu Dhabi e buscar o ouro lá."

A decisão ficou, então, para a última luta entre os pesados Ruan Isquierdo e Sven Heinle. Mais alto que o alemão, Ruan se impôs no combate e conseguiu marcar um waza-ari para garantir o título brasileiro com o quarto ponto.

A próxima competição internacional da seleção brasileira de judô será o Grand Slam de Abu Dhabi, no final do mês. Tanto Buzacarini, quanto Kitadai estão entre os convocados para representar o Brasil nos Emirados Árabes. 





Veja Também
21/02/18 14:13 Federação Pernambucana de Judô realizará Credenciamento Técnico e Seminário de Arbitragem com Edison Minakawa e Mario Tsutsui 20/02/18 17:14 Comitiva de representantes da classe Veteranos visita sede da CBJ 19/02/18 16:18 Minas Tênis Clube abre processo seletivo para contratação de técnico de judô 19/02/18 15:30 Seleção principal disputa o Grand Slam de Dusseldorf neste final de semana 16/02/18 17:36 Atletas do Minas Tênis Clube fazem apresentação de Judô no intervalo de jogo de basquete 16/02/18 16:08 Seleção principal participa de treinamento de campo internacional em Paris 16/02/18 15:46 Leandro Guilheiro assina placa no Hall dos Campeões do Grand Slam de Paris 11/02/18 12:14 Brasil tem sétimo lugar de Victor Penalber no último dia do Grand Slam de Paris 10/02/18 11:54 Brasil fecha primeiro dia de Grand Slam em Paris com quinto lugar de Phelipe Pelim 09/02/18 12:32 Brasileiros disputam Grand Slam de Paris neste final de semana
PATROCINADOR MASTER
PATROCINADOR OFICIAL
PARCEIRO OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio Governamental
Lei de incentivo ao esporte Ministério do esporte
Apoio
Travel Ace Assistance
Receba novidades da CBJ
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB