Voltar para o topo

Notícias

15/05/18 16:37

Confederações, atletas e COB recebem ministro do Esporte e assinam termo de compromisso para ações de combate ao assédio

Presidente Silvio Acácio Borges representou a CBJ na reunião de trabalho na sede do Comitê Olímpico nesta terça-feira, 15

Representantes das Confederações Olímpicas Brasileiras, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Comissão de Atletas do COB receberam nesta terça-feira, 15, o novo ministro do Esporte, Leandro Cruz, na sede do COB no Rio de Janeiro. A reunião serviu para debater questões relativas à governança e medidas de combate ao assédio sexual e moral no Esporte. A CBJ esteve representada pelo seu presidente Silvio Acácio Borges. 

Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB, deu as boas vindas na abertura do evento e, em seguida, passou a palavra ao ministro, que apresentou a Cartilha de Governança do Ministério do Esporte.

“Ao mesmo tempo que o Ministério do Esporte apoia e dá suporte às entidades de administração do esporte brasileiro construírem a sua governança, a sua transparência e sólidos preceitos contra o assédio moral e contra o assédio sexual, a gente constrói uma via de mão dupla no ministério, se abrindo cada vez mais ao diálogo, ao debate, à construção coletiva com essas entidades, à transparência e a uma forma de gestão cada vez mais democrática”, declarou o ministro Leandro Cruz. 

Por fim, as Confederações e o COB assinaram um Termo de Compromisso para executar ações de educação e prevenção ao abuso e assédio sexual e moral no Esporte.  

“As ações propostas têm por objetivo a preservação da dignidade da pessoa humana e seus direitos fundamentais, tais como a liberdade, a intimidade, a vida privada, a honra, a igualdade de tratamento e o direito a um bom ambiente de trabalho, e de prática esportiva, sadio e seguro”, declarou o presidente do COB, Paulo Wanderley. “Assim como o COB assumiu o compromisso público de desenvolver ações efetivas para prevenção do abuso e assédio sexual no ambiente esportivo, solicito que as confederações também se engajem como forma de adesão para um trabalho em conjunto com o COB”, completou o presidente do COB.

Além do Termo de Compromisso, o COB elaborou uma cartilha (CLIQUE para ver), que foi distribuída aos presentes na reunião com informações e orientações para a prevenção do assédio sexual e moral no ambiente esportivo. Outra ação prática do COB neste sentido é a criação do Canal de Ouvidoria e Ética do COB, que estará aberto a partir do dia 22 para receber relatos de denúncias, reclamações e sugestões não apenas ligadas a questões de assédio e abuso.  

Após a cerimônia para a assinatura do Termo de Compromisso, o Ministro do Esporte respondeu a perguntas dos representantes das Confederações sobre assuntos variados como Lei de Incentivo ao Esporte, Bolsa Atleta e a própria Cartilha de Governança.

Também estiveram presentes ao encontro o vice-presidente do COB, Marco La Porta, o diretor-geral do COB, Rogério Sampaio; o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, André Argôlo; o diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Raimundo Neto; e o diretor do Departamento de Acompanhamento e de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Rafael Azevedo. Os medalhistas olímpicos Emanuel Rêgo, Isabel Swan e Yane Marques representaram a Comissão de Atletas do COB na reunião.

Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte






Visualizar mais fotos


Veja Também
26/05/18 12:22 Maria Portela e Ketleyn Quadros também terminam em quinto lugar no segundo dia em Hohhot 25/05/18 09:52 Brasil fecha primeiro dia na China com quintos lugares de Gabriela Chibana e Phelipe Pelim 24/05/18 20:38 Conselho Nacional de Graduação se reúne pela primeira vez na sede da CBJ 24/05/18 17:28 Giro pelos Estados - Agenda do Judô no Brasil 24/05/18 14:57 Seleção embarca para Bolívia, onde disputará os Jogos Sul-Americanos de Cochabamba 2018 24/05/18 10:10 Brasileiros conhecem seus primeiros adversários no Grand Prix de Hohhot 23/05/18 16:46 Presidente da CBJ prestigia homenagem à Federação Catarinense 23/05/18 10:56 COB anuncia abertura de Canal de Ouvidoria e Ética 22/05/18 17:59 Federação Catarinense de Judô comemora 45 anos de fundação nesta terça-feira, 22 22/05/18 15:29 Treinamento de campo da Faju reunirá cerca de 200 atletas em Alagoas no próximo sábado
PATROCINADORES
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio Governamental
Lei de incentivo ao esporte Ministério do esporte
Apoio
Travel Ace Assistance
Receba novidades da CBJ
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB