Voltar para o topo

Notícias

18/06/18 15:48

Atletas e técnicos da seleção brasileira de judô se posicionam contra a Medida Provisória nº 841

Em treinamento no Japão, judocas mandaram apoio em defesa do esporte contra MP que retira recursos da Saúde, da Educação, da Cultura e do Esporte

A seleção brasileira de judô se posicionou unida contra a Medida Provisória nº 841 de 2018 publicada na última segunda-feira, 11, que dispõe sobre o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). A MP retira verba de investimento no Esporte, na Cultura e na Educação, redirecionando esses recursos para a segurança pública. 

Em treinamento de campo em Tóquio, no Japão, sede dos próximos Jogos Olímpicos, atletas e técnicos da seleção principal saíram em defesa do esporte, lembrando seu poder de transformação social e combate à violência. 

"Comecei a praticar judô aos 5 anos de idade na associação de moradores da Cidade de Deus. Aos 8 anos, fui para o projeto social do Flavio Canto, o Instituto Reação, onde comecei a competir e tive oportunidades que fora do esporte eu não teria. Minha família não tinha dinheiro, às vezes, nem para a compra do mês. Nunca imaginei que viajaria para São Paulo, Rio Grande do Sul e hoje estou aqui no Japão com a seleção brasileira de judô, me tornei a primeira brasileira campeã mundial e olímpica de judô. O esporte é educação, é saúde, é cultura e eu sou contra a MP 841", defendeu Rafaela Silva

"O esporte transformou a minha vida e eu sou contra a MP 841", afirmou Sarah Menezes, que conheceu o judô na escola, em Teresina, sua cidade natal, e venceu os Jogos Escolares da Juventude antes de se tornar a primeira mulher brasileira campeã olímpica de judô em Londres 2012.

Para o peso-pesado Rafael Silva, dono de duas medalhas olímpicas de bronze (Londres 2012 e Rio 2016), a Medida Provisória prejudicará a formação de novos atletas, já que afeta diretamente o investimento na base do esporte. 

"Eu sou contra a MP 841 que está ceifando os recursos do esporte, principalmente na base, onde a garotada mais precisa de investimento para poder transformar a vida das crianças, tirá-las das ruas colocando-as para praticar esporte ", disse. 

"O esporte transmite valores como determinação, humildade, lealdade, espírito de equipe, entre outros, e a própria atividade esportiva previne doenças. No mundo todo se sabe que o esporte impacta diretamente na saúde, na educação e na própria segurança pública. O governo está usando a teoria do cobertor curto. Retira o investimento de um lugar para cobrir uma falha no país e criar um buraco em outro lugar. Não vamos deixar isso acontecer. Todos contra a MP 841", pediu Victor Penalber

Os quatro judocas são integrantes da Comissão de Atletas da CBJ ao lado de Mayra Aguiar, Mariana Silva e Henrique Guimarães. 

Representante dos atletas na Assembleia Eletiva da CBJ, Luciano Corrêa também posicionou-se firmemente contra a Medida Provisória em vídeo publicado na sexta-feira, 15, em seu perfil nas redes sociais. 

"A MP 841 é uma medida absurda e criminosa que o governo está praticando contra toda a população, principalmente contra os jovens e crianças. Esporte é sinônimo de valorização da cidadania, de estímulo à saúde, combate à violência urbana e ao uso de drogas. Tudo isso são os benefícios do esporte. Espero que o Congresso Nacional não aprove essa MP 841", declarou o campeão mundial. 

A Medida Provisória nº 841 visa retirar mais de 500 milhões de reais do investimento do governo no Esporte, que é, comprovadamente, uma das ferramentas mais poderosas de combate à violência, inclusão social e cidadania. Por isso, a CBJ também se posicionou a favor do Esporte e #ContraMP841 assinando o Manifesto Esporte pelo Brasil. Leia aqui. 

O Senado Federal abriu consulta pública e é possível opinar a favor ou contra a preposição da MP 841 clicando aqui. 






Visualizar mais fotos


Veja Também
18/07/18 13:59 Bandeira de Hamamatsu é hasteada na sede da CBJ no ano que marca os 110 anos de imigração japonesa no Brasil 17/07/18 10:51 Em novo formato, Troféu Brasil e Grand Prix Nacional abrem, em agosto, segundo semestre de competições CBJ 16/07/18 12:18 Com Mayra Aguiar e Rafaela Silva, seleção é convocada para o Grand Prix de Zagreb 13/07/18 16:16 14ª edição da Copa Minas Tênis Clube de Judô é sucesso e reúne mais de mil judocas em Belo Horizonte 13/07/18 11:30 CBJ atualiza padrão de eventos nacionais em novas versões do Guia e do Regulamento Nacional de Eventos 12/07/18 15:45 IJF Academy abre inscrições para cursos online 12/07/18 15:03 Giro pelos Estados - Agenda do Judô no Brasil 11/07/18 14:59 Professor Amadeu de Moura Jr ministra curso para treinadores de judô no Uruguai 11/07/18 14:57 Brasileiros concluem curso para treinadores na IJF Academy 10/07/18 11:53 Brasileiros treinam na Itália com judocas de outras seis seleções nacionais
PATROCINADORES
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio Governamental
Lei de incentivo ao esporte Ministério do esporte
Apoio
Travel Ace Assistance
Receba novidades da CBJ
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB