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31/08/18 17:55

Professores brasileiros selecionados para intercâmbio no Japão se reúnem em Blumenau

Turma de 2017 trocou experiências com os técnicos aprovados para a turma 2018

O primeiro grupo de professores de judô brasileiros contemplados com bolsa de estudos na Universidade de Tsukuba pelo programa Sport for Tomorrow retornou ao Brasil com novas experiências e com a responsabilidade de replicar no Brasil o conhecimento adquirido no Japão. 

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Uma das etapas dessa troca aconteceu na tarde desta sexta-feira, 31, em Blumenau, quando os integrantes da turma de 2017 apresentaram suas impressões do programa para os integrantes da turma 2018 e para autoridades como o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges; o gestor de Eventos Nacionais da CBJ, Matheus Theotônio; o secretário da Embaixada japonesa, Hisayoshi Muto; e os representantes do Kodokan do Brasil, Roberto Mitio Harada e Takanori Sekine.   

Além disso, os técnicos ministraram um aulão para jovens judocas de Blumenau no ginásio Galegão, na mesma estrutura que receberá as disputas do Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô neste final de semana. 

O programa de intercâmbia Brasil-Japão para professores de judô foi uma iniciativa da Embaixada do Japão no Brasil, em parceria com o Ministério do Esporte brasileiro, a Confederação Brasileira de Judô e com o Instituto Kodokan do Brasil. 

Os integrantes da primeira turma que apresentaram seus trabalhos nesta sexta foram Ademir Shultz Júnior (SC), Raphael Moura (SP), Renato Yoshio (SP), Leonardo Lara (RJ), Rafael Borges (SP), Joseph Guilherme (GO), além do sensei Uichiro Umakakeba, coordenador do grupo. 

A turma de 2018, que ficará no Japão de 15 de setembro a 14 de outubro, é formada por André Fernandes (MG), Emerson Soares (RN), Érico Velloso (BA), Expedito Falcão (PI), Marcos Souza (SP), Miguel Augusto Kuse (RS) e Rodrigo Rocha (RJ). 

A partir de pesquisas desenvolvidas por meio da Universidade de Tsukuba e do Instituto Kodokan, os profissionais voltaram do Japão com a missão de propor uma adequação no modelo observado na grade curricular brasileira e apresentar uma proposta curricular para aulas do Caminho Suave nas escolas públicas.






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