Voltar para o topo

Notícias

05/09/18 11:28

Seleção encerra última concentração no Brasil antes do Campeonato Mundial de Baku

Equipe passou cinco dias treinando em Pindamonhangaba e embarcará no dia 13 para aclimatação na França

A seleção brasileira de judô fechou na manhã desta quarta-feira, 05, o último treinamento de campo no Brasil preparatório para o Campeonato Mundial de Baku, que acontecerá na capital do Azerbaijão no período de 20 a 27 de setembro. Os 22 convocados estavam desde o último sábado, 01, concentrados em Pindamonhangaba com a comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô ajustando os últimos detalhes antes da competição mais importante do ano. 

- Veja a lista dos convocados para Baku 2018

"Ter um treino voltado específicamente para o seu objetivo é muito importante. A gente treinou numa rotina muito próxima da realidade da competição, com os horários dos treinos, o período de descanso, além de podermos alinhar com os técnicos os detalhes que farão diferença. Foi um treino para a gente afiar as garras antes da competição", contou Ketleyn Quadros, que vai para sua quinta participação em campeonatos mundiais. 

Diferentemente dela, o peso médio Rafael Macedo é um dos sete estreantes dessa equipe em Mundiais. O campeão mundial júnior (2014) aproveitou a concentração com a seleção para já entrar no "modo Mundial". 

"Esse treino foi bem importante para, nessa reta final, ajustar alguns detalhes de tática, estudar alguns adversários e entrar no clima do Mundial", disse Macedo. 

A programação de treinos envolveu todos os setores da comissão multidisciplinar, como preparação física, fisioterapia, nutrição, departamento médico, técnico e ainda contou com um dia dedicado à simulação de competição e análise de desempenho. 

O árbitro Edison Minakawa, coordenador nacional de arbitragem da CBJ e árbitro olímpico, ministrou uma clínica para os atletas nessa terça-feira, onde tirou dúvidas sobre as regras e interpretações da arbitragem. Os judocas foram filmados durante o treino e, em seguida, tiveram suas lutas analisadas pelo árbitro. 

"Para nós, da arbitragem, é uma grande honra estar aqui presente e contribuindo na preparação dos atletas junto com a equipe multidisciplinar. Espero ter esclarecido e quebrado alguns paradigmas que, às vezes, persistem sem nenhuma razão", avaliou Minakawa. 

"Acredito que essa tenha sido a melhor clínica de arbitragem que fizemos nos treinos da seleção, porque foi muito prática e próxima da realidade", pontuou o gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson.

PROGRAMAÇÃO ATÉ O MUNDIAL BAKU 2018

Após a concentração em Pindamonhangaba, os atletas retornarão às suas cidades de origem para dar continuidade aos treinos em seus clubes. 

O próximo compromisso na agenda rumo ao Mundial de Baku será a aclimatação em Sainte-Généviève-des-Bois, cidade francesa nos arredores de Paris. O primeiro grupo embarcará no dia 13 de setembro e o segundo grupo no dia 16. 

Na França, a delegação ficará concentrada no centro de treinamento da seleção francesa de Rúgbi e os treinos serão no clube Sainte-Généviève Sports Judo. 

A ida para Baku começará no dia 18 para os atletas dos pesos Ligeiro e Meio-Leve. Os judocas dos pesos Leve e Meio-Médio chegarão ao Azerbaijão no dia 20 e aqueles dos pesos Médio, Meio-Pesado e Pesado chegarão apenas no dia 22. 

Foto: Lara Monsores/CBJ





Veja Também
17/01/19 11:17 Judocas veteranos do Brasil se mobilizam para treinão simultâneo no dia 02 de fevereiro por todo o país 16/01/19 16:53 Federação Goiana tem novo Conselho Técnico e de Arbitragem 16/01/19 14:04 Federação Alagoana de Judô lança novo site 14/01/19 15:37 Brasileiros participam de Seminário de Arbitragem da Federação Internacional de Judô em Mittersill 14/01/19 11:34 CBJ promove treinamento com dinâmicas e palestras para colaboradores na sede administrativa no Rio de Janeiro 02/01/19 18:24 Temporada 2019 do judô brasileiro começa com treinamento de campo internacional na Áustria 21/12/18 16:41 Japão vira sobre Brasil e vence o segundo confronto do Desafio Internacional de judô 20/12/18 17:39 Brasil vence o Japão por cinco a dois no primeiro dia de Desafio Internacional de Judô 19/12/18 14:36 Atletas de sete estados nordestinos participam de treinos com as seleções de Brasil e Japão na Bahia 18/12/18 15:33 Seleção brasileira despede-se de 2018 em duelo com o Japão no Desafio Internacional de Judô
PATROCINADORES
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio Governamental
Lei de incentivo ao esporte Ministério do esporte
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB